Educação Financeira: aposentados do Paulista participam de palestra sobre administração correta do dinheiro

Previpaulista | 31/10/2019

Educação Financeira: aposentados do Paulista participam de palestra sobre administração correta do dinheiro


A tarde desta quinta-feira (31.10) foi a vez dos aposentados do Paulista terem uma aula sobre como administrar os gastos financeiros. Com o tema: “Controle Financeiro para Aposentados”, a palestra aconteceu no auditório do SECAD/Previ, no bairro do Nobre, no Centro, e contou com a presença do economista e consultor de investimentos, Vitor Leitão, que aproveitou o momento para orientar como os aposentados podem lidar com as suas finanças e a forma correta de aplicar o dinheiro nesta fase da vida.

Responsável pelo evento, a Secretaria de Administração do Paulista promoveu este encontro para incentivar os aposentados do PreviPaulista a também multiplicar o próprio dinheiro e ter autonomia na melhor idade. O PreviPaulista é um órgão voltado para os servidores aposentados do município, onde, todo mês existe encontros e atividades voltado a esses contribuintes, visando a melhoria e bem-estar de cada um.

“Vimos a oportunidade de ajudar os nossos aposentados e aposentadas a melhor aproveitar a chegada das festas de fim de ano e o recebimento do 13º salário. Afinal de contas, não é só um problema dos aposentados, é nosso também. E quando a aposentadoria chega, é preciso saber lidar com um valor único e isso precisa ser bem administrado”, assim disse Angélica Nunes, secretária executiva de Administração do Paulista.

Vitor Leitão, que é economista e palestrante, explicou os dois lados financeiros que os aposentados precisam ter conhecimento. “Pelo lado da aplicação financeira o aposentado tem que entender que aquela sobra de recurso precisa ser bem aplicada, visto que, a poupança deixou de ser interessante em função da queda da taxa de juros. Por outro lado, entender bem a questão do endividamento, pois, os aposentados no Brasil, de uma forma geral, se endividam muito, principalmente através do crédito consignado. Por isso, é fundamental entender como e quando se endividar, buscando sempre a menor taxa de juros possível e sendo consciente que o cartão de crédito e cheque especial são as piores linhas de crédito que existe e isso vira uma bola de neve e depois o aposentado não consegue mais parar”, alertou.

O aposentado, Carlos Ferreira, de 67 anos, esteve no local atento as orientações do economista. “Depois dessa palestra, estou pensando em investir meu dinheiro no início do próximo ano e começar com pé direito. Irei tomar conhecimento na agência bancária e ver o que melhor se encaixa pra mim. Meu nível de satisfação alcançou os 100% aqui, por que de tudo tiramos algo de aprendizado. Vou começar a investir meu dinheiro em algo que realmente importa para poder usufruir com mais segurança”, afirmou.


Imagens: