Ao navegar neste site, você aceita a política de privacidade e os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Previpaulista | 24/07/2019
PreviPaulista inaugura serviço de Junta Médica em sua Unidade de Atendimento
Na tarde desta quarta-feira (1) o Instituto de Previdência Social do Município do Paulista inaugurou o atendimento da Junta Médica da própria instituição. Com o novo serviço, a partir de agora, a responsabilidade em analisar o grau de incapacidade para o trabalho do servidor do município que solicita aposentadoria por invalidez é do Instituto. Na oportunidade, foi deferido simbolicamente o primeiro pedido de aposentadoria por invalidez analisado pelo próprio município.
A iniciativa da criação de uma Junta Médica própria do PreviPaulista visa atender à demanda específica de concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez, pensão por morte para dependente beneficiário inválido e análise de isenção de IRRF para aposentados e pensionistas segurados do Município.
Com a prestação do novo serviço, foram promovidas adaptações na estrutura física da área de Atendimento ao público, com a criação de um ambiente adequado à recepção do segurado, aquisição de uma maca e reajustamento da rampa de acesso ao PreviPaulista para melhor atender ao segurado portador de necessidades especiais.
O segurado Fernando Rodrigues de Macedo, 60 anos, gostou das mudanças realizadas e registrou a gentileza e a importância da criação da Junta. "A implantação da Junta própria do PreviPaulista facilitará o acesso daqueles servidores que precisam dos serviços para se aposentar e que antes encontravam dificuldades", registrou.
A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos segurados incapacitados definitivamente para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garantam o sustento. A incapacidade precisa ser confirmada pela Junta Médica através de laudo pericial onde conste, expressamente, o nome e a natureza da moléstia grave, contagiosa ou incurável especificada em lei ou que a invalidez tenha sido motivada por doença profissional ou de acidente em serviço.
O atendimento na Junta Médica do PreviPaulista acontece todas às quartas-feiras, das 14h até às 16h, exclusivamente para os segurados requerentes de aposentadoria por invalidez, pensão por morte para beneficiário inválido e pedidos de isenção de imposto de renda.
Confira a documentação necessária para dar entrada no benefício:
Aposentadoria por Invalidez: cópias de identidade, cpf e comprovante de residência, último contracheque e laudo médico inicial que indique a invalidez para análise da Junta Médica.
Pensão por Morte para beneficiário inválido: cópias de identidade ou Certidão de Nascimento, cpf e comprovante de residência mais laudo médico inicial que indique a invalidez do beneficiário, mais cópia da identidade, cpf e último contracheque do(a) ex-segurado(a) falecido(a).
Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física: cópias de identidade, cpf, último contracheque como aposentado ou pensionista e laudo médico inicial que indique a doença para análise da Junta Médica.